QUANDO É QUE DEVEMOS MUDAR O LOGOTIPO/LOGOMARCA DA EMPRESA?

Uma vez ouvi que a evolução é um processo e também uma lei. Acho que essa frase se encaixa perfeitamente nesse contexto. A concorrência está cada vez maior e, para se destacar no mercado, a sua empresa precisa evoluir. Mas não é este o ponto principal que iremos discutir aqui. A questão é que também é essencial pensar no que está além da evolução dos processos. As pessoas precisam identificar esse avanço e, para isso, a imagem da sua marca precisa transparecer essa ideia.

A identidade visual da sua marca determina como você a apresenta para o seu público-alvo; o logotipo é um pedacinho dela. Ele deve estar alinhado com a essência e os valores que você quer transmitir. Dessa forma, a primeira pergunta é: Como você quer que as pessoas te vejam? Sério ou descolado? Tradicional ou inovador? Simples ou complexo? Depois é necessário avaliar se é essa imagem que está passando ou não.

Considerando esses pontos, não há um prazo de validade para um logotipo. A ideia é que ele acompanhe o ritmo do seu negócio. As expressões visuais da marca devem mudar de acordo com o posicionamento da empresa, a partir de uma avaliação do mercado e do momento em que ela se encontra.

A troca constante do logotipo também não é positiva, pois faz com que as pessoas percam a identificação com a marca, podendo pôr em risco a credibilidade e a associação dela com o que a empresa oferece. Portanto, é extremamente importante que a identidade e a essência do seu negócio não se percam nesse processo.

Em 10 anos, a TV ZIMBO, já mudou 5 vezes.

By: JOSÉ CAMAMBALA
Consultor de Negócios e Empreendedor Social