Por: Oyono António

A Máscara Mwana Pwo é originária do grupo etnolinguístico Cokwe. Ela simboliza a mulher ou rapariga, sobretudo esta que floresce e garante a procriação, em suma a continuidade da sociedade na qual está inserida. Sob o ponto de vista da Cultura Cokwe, ela encarna a ancestralidade feminina.

A Máscara Mwana Pwo é exibida nas manifestações culturais, danças tradicionais do grupo étnico Cokwe, nas grandes manifestações culturais entre as quais a mukanda (circuncisão masculina). É feita em madeira esculpida nalguns casos pode ser feita de resina (raras vezes). Portanto, os homens que a usam, usam seis postiços e uma tira de pano que as cobre-o muya wa ciyanda (cito de ciyanda), tudo para simbolizar a mulher que tem e exerce um papel de destaque na sociedade Cokwe. A mascara Mwanapwo é uma mascara viva, integrada na comunidade, faz-se presente em ocasiões especiais para educar, proteger e guiar os membros da sociedade Cokwe. Tal como nos referimos nos pontos anteriores, ela esta associada as cerimonias rituais de iniciação masculina ou Mucanda, onde desempenha um papel preponderante, a única mascara feminina da grande hierarquia das mascaras Cokwe é um intermediário entre os jovens iniciados ou tundanje (singular do Candaje) e as suas mães, das quais são separados por longos períodos. Na aldeia Mwanapwo apresenta-se dançando no terreiro, para entretenimento de toda a comunidade que celebra esta passagem.19141646_1880033768932688_1978780166_n (1)

Depositários da memória colectiva, aqueles mascarados que vivem na profissão de bailarinos, realizam exibições itinerantes pelas povoações vizinhas, ajudando a cantar a história do seu povo. Fazendo parte do grupo das mascaras de dança Akixi a Kuhangana- durante a sua exibição, Mwanapwo da vida as noções espirituais de grande significância. O seu rosto, sabiamente talhado por um mestre dentro dos padrões estéticos da escultura Cokwe, é sempre a revitação de um rosto de Mulher por ele eleito, dada a beleza dos seus traços. Nesses rostos o escultor inscreve uma complexa representação de significados e simbolismo ligados a fecundidade, ao género e ao cosmos no nariz o traço Kacongo, sob os olhos e lágrimas ou masoxi, nas faces as marcas circulares lumba, no queixo a tatuagem mipila e na testa o motivo cruciforme que a distingue, ou cingelengele. Dançando de forma peculiar onde deve imperar a contenção e a elegância, executa pequenos movimentos, enfatizados na zona da cintura pelo uso do ‘’Cinto” de dança Muaya wa cyanda. A Mwanapwo cabe perpetuar as qualidades femininas consideradas pelos Tucokwe; a fertilidade, a beleza, a força da juventude e a delicadeza nas atitudes.

A sua dança afastada dos modelos convencionais do espectáculo teatral onde a coreografia é pré-estabelecida e as performances são ensaiadas, constitui uma forma de expressão e comunicação em renovação permanente que conjuga elementos infra-estruturais da vida social do grupo. Por oposição, os passos são rigorosamente aprendidos e definidos para esta mascara. Um código privado inclui tudo o que se produz no domínio da improvisação o que correspondendo a momentos de criatividade pessoal do bailarino, torna esta gestualidade inacessível ou difícil de interpretar por indivíduos ou outros grupos culturais.